BREXIT - Informação aos Cidadãos Portugueses no Reino Unido


Desde o dia 1 de janeiro de 2021, os cidadãos portugueses que pretendam residir no Reino Unido e não sejam elegíveis para obtenção do estatuto de residente no âmbito do EU Settlement Scheme, têm de requerer um visto, antes da sua partida para o Reino Unido, no âmbito do novo regime britânico de imigração (UK Points-based Immigration System).


Os cidadãos portugueses e os seus familiares que tenham estabelecido residência no Reino Unido até ao dia 31 de dezembro de 2020, têm de solicitar estatuto de residente, ao abrigo do EU Settlement Scheme e obter um estatuto de residente permanente (settled status), ou provisório (pre-settled status), até à data limite de 30 de junho de 2021.


Os cidadãos portugueses poderão entrar no Reino Unido para estadias de

com o seu Cartão de Cidadão válido até 30 de setembro de 2021.

A partir de 1 de outubro de 2021, será necessário Passaporte para visitar o Reino Unido.

Dependendo das circunstâncias, poderá ser também necessário requerer um visto para viagens de trabalho.


Os cidadãos titulares de estatuto de residente permanente (settled status), ou provisório (pre-settled status), ao abrigo do EUSS, poderão continuar a usar o Cartão de Cidadão para entrar no Reino Unido até, pelo menos, 31 de dezembro de 2025.


Para mais informações sobre os critérios exigidos e dúvidas sobre a necessidade de visto, contacte-nos através do email: selmalmartins@gmail.com ou pelo número (+44) 7784299320.